News

Posted 22 January, 2024 by Barbara Paes

Trabalhando para fortalecer o ecossistema de informações na América Latina? Receba apoio gratuito nas áreas de tecnologia e dados  

Leia em inglês, espanhol.

A sociedade civil enfrenta desafios significativos nos ecossistemas de informação na América Latina e no Caribe: várias comunidades ainda lutam para exercer seu direito à informação; a desigualdade no acesso à Internet confiável e às tecnologias digitais continua afetando muitas pessoas, especialmente em áreas rurais e territórios florestais; a desinformação tem se tornado frequente; e atores anti-direitos têm usado as tecnologias de informação para atacar e minar o trabalho de ativistas

Tudo isso, combinado com as próximas eleições em 2024, resulta em um contexto cada vez mais desafiador, o que impulsionou nossa equipe a iniciar um projeto com o objetivo de contribuir para um ecossistema de informações saudável e robusto na América Latina e no Caribe. 

Como parte do projeto, temos conversado com representantes de organizações, ativistas e jornalistas sobre os desafios que estamos enfrentando no ecossistema de informações e as oportunidades que identificamos para ação (você pode ler como foram algumas dessas conversas aqui e aqui). Também estamos oferecendo apoio gratuito nas áreas de tecnologia e dados a pessoas ou grupos que estejam trabalhando pela justiça social na América Latina e/ou no Caribe, especialmente aqueles que:

  • defendem o direito à informação para suas comunidades (ou para outros grupos que talvez não tenham acesso às informações de que precisam), trabalham para preencher lacunas de informação em seus contextos, ajudam as pessoas a acessar informações cruciais sobre seus direitos ou trabalham para disseminar informações de qualidade sobre tópicos que geralmente são alvo de campanhas de desinformação.
  • trabalham para construir ecossistemas de informação mais saudáveis e robustos, seja por meio de projetos de educação para a mídia, administrando pequenos veículos de notícias e mídia, trabalhando no jornalismo local ou em comunicação popular, organizando iniciativas de informação voltadas para a comunidade ou disseminando informações críticas para suas comunidades;
  • estão monitorando ou pesquisando como suas comunidades são afetadas pela desordem informacional e/ou descobrindo maneiras criativas de fortalecer o ecossistema de informações local.

Com isso em mente, nosso apoio está aberto a comunicadores, organizações da sociedade civil, líderes comunitários e ativistas que trabalham com uma variedade de questões, incluindo justiça de gênero, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, justiça racial e antirracismo, justiça climática e ambiental, direitos indígenas, direitos das pessoas com deficiência, justiça econômica, direitos humanos e muito mais. 

Se você faz parte de uma organização de justiça social que trabalha na região e gostaria de receber nosso apoio para usar tecnologia e dados, adoraríamos colaborar com você! Clique no botão abaixo para agendar uma chamada introdutória com nossa equipe.

Conheça mais sobre nosso trabalho

The Engine Room é uma organização sem fins lucrativos com uma equipe global de pessoas que são ativistas, pesquisadoras, e tecnologistas experientes (incluindo algumas que estão na América Latina ou têm experiência significativa de trabalho na América Latina). 

Fazemos parcerias com grupos cujo trabalho desafia desequilíbrios de poder, injustiças e abusos de direitos e os apoiamos no uso de tecnologia e dados de forma a atender às suas necessidades, políticas e princípios. Desde 2011, nossa equipe já trabalhou com mais de 700 organizações de todos os tamanhos, de diferentes cantos do mundo, para fortalecer suas estratégias de tecnologia e dados. 

Como parte desse projeto, estamos oferecendo dois tipos de parceria de apoio gratuito: Apoio Leve (LiTS) e Apoio Intensivo (Matchbox). Personalizamos nosso apoio para atender às necessidades de cada organização parceira, e nosso trabalho pode incluir coisas como:

  • Fortalecimento da intuição técnica: Podemos trabalhar com a sua equipe para fortalecer a intuição técnica, aptidão para navegar pelas nuances do trabalho com tecnologia e a capacidade de equilibrar as oportunidades e os desafios trazidos pela tecnologia.
  • Elaboração e implementação de projetos: Podemos te apoiar com a elaboração de projetos realistas, sustentáveis e impactantes para enfrentar desafios complexos em seu contexto e, ao mesmo tempo, incorporar dados e tecnologia ao seu trabalho.
  • Fortalecimento de redes conexão com outras organizações de forma segura: Em nossas conversas com defensores e ativistas, a necessidade de criar mais alianças e colaboração entre pessoas e organizações que trabalham para fortalecer o ecossistema de informação foi destacada como uma prioridade. Podemos trabalhar juntas para ajudar a sua organização a encontrar as melhores ferramentas para se conectar com outros ativistas e organizadores.
  • Dados responsáveis: Se no seu contexto, faltam dados que seriam cruciais para o seu trabalho e para as pessoas com quem você trabalha, podemos apoiá-la na criação de um plano para a coleta e gestão responsável destes dados! Também podemos trabalhar juntas para estabelecer um processo responsável e simplificado de retenção, arquivamento e exclusão de dados que você usa no seu dia-a-dia.
  • Cuidados digitais e resiliência: Podemos trabalhar juntas para apoiar a capacidade da sua organização de se proteger de (e responder a) ameaças de segurança digital, garantir o bem-estar de sua equipe e adotar infraestruturas que respondam às suas necessidades e ao seu contexto.
  • Documentando seu trabalho e criando seu arquivo digital: Podemos apoiar sua organização na criação de processos de tecnologia/dados para documentar digitalmente seu trabalho.

Se tem interesse em saber mais sobre como podemos apoiar o seu trabalho, você pode agendar uma chamada introdutória com a nossa equipe, onde compartilharemos informações sobre como trabalhamos e exploraremos juntos as possibilidades de colaboração. A chamada pode ser feita em inglês, espanhol ou português, dependendo da disponibilidade de nossa equipe e da sua preferência. Se preferir, você pode entrar em contato conosco pelo hello[at]theengineroom.org. 

Você também pode saber mais sobre nosso trabalho:

Ler sobre nosso projeto para contribuir com um ecossistema de informações mais saudável e robusto na América Latina e no Caribe: aqui, aqui e aqui.

Photo by Jezael Melgoza on Unsplash

Related articles